Skip to content
 

 Diretoria para biênio 2023/2025

 
 
 

Após eleições realizadas com a participação de associados da entidade, a chapa Projetar SC é a atual diretoria da Cinemateca Catarinense e se compromete a unir esforços para dar continuidade ao resgate da história do cinema no estado, e escrever um novo capítulo para a mais antiga instituição cinematográfica de Santa Catarina.

 

Com membros de quatro diferentes mesorregiões, liderados pela presidente Marina Simioli (Vale do Itajaí), a tesoureira Beatriz Kestering Tramontin (Sul) e a secretária Deiviane Velho (Oeste), o grupo dará continuidade ao trabalho da gestão anterior com propostas de elaborar um regimento interno, buscar uma sede para estruturar o acervo da Cinemateca e estabelecer um ponto de encontro digital para todos os realizadores e pesquisadores de cinema do estado, além de fortalecer a instituição atraindo mais associados, e elaborar grupos de trabalho para estabelecer uma conexão ainda maior com estes associados, reiterando a importância da descentralização para a promoção do cinema catarinense em toda Santa Catarina.

Justamente por conta dessa preocupação com a diversidade é que a Cinemateca Catarinense reforça o convite para quem tiver interesse em se associar à entidade e projetar em coletivo um futuro mais diverso e representativo para o cinema e o audiovisual de Santa Catarina. Os associados participam de assembléias a cada três meses e, ainda, com possibilidade de atuando junto aos Grupos de Trabalho de projetos em educação e acervo.

A Cinemateca Catarinense fica à disposição para apresentar propostas e somar nas políticas culturais das cidades de Santa Catarina. A inscrição para ser um(a) associado(a) deve ser feita pelo link. Todas as informações estão no @cinemateca.catarinense. 

 

PRESIDENTE

Marina

Marina Simioli é formada em Cinema e Audiovisual (UNISUL/2021) e História (UNICAMP/2016). Já trabalhou em 16 projetos de Curta-metragens, na grande maioria exercendo funções dentro da área de Produção. Com eventos e festivais de cinema, já compôs equipe de 15 projetos, ocupando a função de Produção, Produção Executiva, e Assistente de Programação.

TESOUREIRA

Beatriz

Beatriz Kestering Tramontin é cineasta, poeta e pesquisadora. Atualmente reside em Criciúma-SC.

SECRETÁRIA

Deiviane

Deiviane Velho é cineasta, documentarista, produtora e secretária da cinemateca, de Caçador, oeste de Santa Catarina.

DIRETORIA COLEGIADA

Zotto

Cineasta, Produtor audiovisual e administrador.

DIRETORIA COLEGIADA

Leticia 

Cineasta, Produtor audiovisual e administrador.

DIRETORIA COLEGIADA

João

Cineasta, Produtor audiovisual e administrador.

CONSELHO ÉTICA E FISCAL

Bárbara

Barbara Pettres, jornalista, produtora e realizadora audiovisual

 

CONSELHO ÉTICA E FISCAL

Yasser

Realizador audiovisual, professor e pesquisador. Formado pelo Instituto Superior de Arte (Cuba), Mestre em Antropologia Social pela UFSC(Brasil)com a pesquisa “Je est un autre: a construção da invisibilidade negra no cinema cubano produzido pelo ICAIC”, Membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas – NUER / UFSC. Atualmente trabalha como Produtor, roteirista e diretor na Filmes de Apartamento, onde é sócio fundador.

CONSELHO ÉTICA E FISCAL

Vinicius

Vinicius Figueiredo é formado em Cinema e Audiovisual pela Unisul, com enfoque na produção executiva. Foi produtor local no Qualifica SC Cine no ano de 2022, além de ter atuado enquanto Diretor Geral da Cine Mostra Universitária (Cinemou). Atualmente, é assistente de produção executiva na Ocean Films e foca no desenvolvimento, produção e distribuição de filmes autorais, entre estes o curta-metragem “Não me mande flores” – com estreia prevista para 2023.

CONSELHO HONORÁRIO

Marilha

Marilha é presidente da Panvision, diretora de programação do FAM, foi presidente da cinemateca catarinense na gestão elascine (2019-2021) e cinema-te (2021-2023). Presidente do fórum dos festivais (2013-2017). Professora de cinema, produtora e curadora.

CONSELHO HONORÁRIO

Elaine

Especialista em Gestão Cultural, formada em Produção Executiva para TV e Cinema pela Academia Internacional de Cinema, tradutora e musicista, atualmente é diretora e produtora cultural na Eniale Produções e Consultoria.

Foi Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (biênio 2020-21), além de ser integrante das Câmaras Setoriais de Audiovisual, Produção Cultural e Música. Foi Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio de Itajaí (biênio 2020-21) e faz parte da Diretoria do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine); é colaboradora da Comissão de Artes e Cultura da OAB-SC e Conselheira da Cinemateca Catarinense. Foi por 10 anos sócia-diretora da Café Maestro Produções, produtora em que atuou como produtora executiva e gestora de mais de 30 projetos em âmbito municipal, estadual e federal.

CONSELHO HONORÁRIO

Carol

Especialista em Gestão