Cinemateca Catarinense http://www.cinematecacatarinense.org.br Cinemateca Catarinense ABD/SC Sat, 04 Mar 2023 01:11:42 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 http://www.cinematecacatarinense.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Simbolo-Branco-150x150.png Cinemateca Catarinense http://www.cinematecacatarinense.org.br 32 32 Memorial de Realização do Qualifica SC Cine http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/03/03/memorial-de-realizacao-do-qualifica-sc-cine/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/03/03/memorial-de-realizacao-do-qualifica-sc-cine/#respond Fri, 03 Mar 2023 18:03:00 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=1805 A partir do Memorial, é possível entender todo o processo de idealização e desenvolvimento do maior programa de qualificação do setor audiovisual, que se tem registro, em Santa Catarina.

Acesse pelo computador: https://drive.google.com/file/d/1yOUQ6LkKmzNGjz8pEFaRGIsDKcQ01qrz/view?usp=sharing
Acesse pelo celular: https://drive.google.com/file/d/1eqA0KuPH7SbnnLpsA504fVro8NPiKHpZ/view

O Qualifica SC Cine é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura e do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC.

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/03/03/memorial-de-realizacao-do-qualifica-sc-cine/feed/ 0
Cinemateca Catarinense encerra o Qualifica SC Cine com live de contrapartida http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/02/23/cinemateca-catarinense-encerra-o-qualifica-sc-cine-com-live-de-contrapartida/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/02/23/cinemateca-catarinense-encerra-o-qualifica-sc-cine-com-live-de-contrapartida/#respond Thu, 23 Feb 2023 20:04:17 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=1797 No próximo dia 1º, a diretoria da entidade estará on-line, pelo YouTube, para finalizar a primeira edição do projeto e lançar oficialmente o memorial de realização

A primeira edição do maior programa de qualificação profissional de Santa Catarina, o Qualifica SC Cine, realizado pela Cinemateca Catarinense, chegou ao fim. Para marcar este encerramento, a diretoria da entidade, representada pela diretora geral, Marilha Naccari, e o coordenador técnico do projeto, Daniel Leão, fará uma live no canal do YouTube da Cinemateca Catarinense, no dia 1º de março, a partir das 17h.   

A programação é a contrapartida social do projeto. Assim, a conversa é aberta a todas as pessoas que tiverem interesse em participar e saber mais sobre o cenário do mercado audiovisual catarinense. Ao final da live, será disponibilizado, de forma on-line, o Memorial da primeira edição do Qualifica. O documento reúne toda a história de realização do projeto com depoimentos de ministrantes e participantes.   

Além disso, entre os assuntos que serão abordados nesta conversa, estão a apresentação do projeto como um todo, passando pelas reuniões com a fundação e os sindicatos, o tempo de desenvolvimento, como foi possível fazer o convênio de execução, a seleção do produtor executivo que contratou as demais pessoas da equipe, o motivo de a diretoria da Cinemateca ter assumido a direção geral do projeto, como foi a chamada dos ministrantes, os resultados do diagnóstico realizado, os relatos de quem participou, a possibilidade de outra edição do Qualifica e os últimos momentos da entrega de prestação de contas. 

De acordo com Marilha, o objetivo do programa foi complementar a educação do setor audiovisual já ofertada pelas instituições de ensino, de forma gratuita, e possibilitar que experts da área possam compartilhar seus conhecimentos, sendo remunerados por este trabalho. Agora, com o resultado do projeto, é possível afirmar que a meta foi cumprida. Afinal, foram oferecidos 22 cursos e 513 vagas preenchidas com interessados de toda Santa Catarina.  

Juntas, as oficinas realizadas pelo Qualifica somam mais de 400 horas de atividades. O formato de transmissão do curso também foi bastante flexível. Alguns foram feitos de forma remota e síncrona, outros foram híbridos (presencial e on-line) e síncronos, outros, ainda, foram on-line e assíncronos, realizados em parceria com plataformas de cursos on-line. Todos, no entanto, foram distribuídos gratuitamente para residentes das seis regiões de Santa Catarina. 

“Ter realizado a pesquisa e o diagnóstico no início do projeto, nos ajudou a entender as mesorregiões com maioria de profissionais do audiovisual e as cidades com maior adesão. A partir destes dados conseguimos distribuir os cursos híbridos”, explica Marilha. Ela reforça, ainda, que estes retornos serão falados na live de encerramento da primeira edição do Qualifica SC Cine e convida a todos para acompanhar. “É muito importante a presença de participantes do projeto, de quem quer conhecer o panorama de interesse dos profissionais de audiovisual e, até mesmo, quem tem vontade de realizar algum projeto de formação pelo estado e fazer convênio com a FCC. Assim, todos poderão tirar dúvidas e acompanhar um projeto que é público e transparente”, conclui. 

A live de contrapartida do Qualifica SC Cine poderá ser acessada pelo YouTube da Cinemateca Catarinense, no dia 1º de março de 2023, a partir das 17h. Todo o conteúdo do programa está disponível no site http://www.cinematecacatarinense.org.br/

SERVIÇO 

O que: Live de contrapartida do Qualifica SC Cine 

Quando: 1º de março de 2023 (quarta-feira)

Horário: 17h – 19h 

Local: https://www.youtube.com/@cinematecacatarinense6476 

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2023/02/23/cinemateca-catarinense-encerra-o-qualifica-sc-cine-com-live-de-contrapartida/feed/ 0
Parceiros do Qualifica SC Cine oferecem conteúdos para mais qualificação http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/12/07/parceiros-do-qualifica-sc-cine-oferecem-conteudos-para-mais-qualificacao/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/12/07/parceiros-do-qualifica-sc-cine-oferecem-conteudos-para-mais-qualificacao/#respond Wed, 07 Dec 2022 23:39:24 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=1789 Chegando à reta final das oficinas oferecidas pelo Qualifica SC Cine, o programa ainda tem mais uma leva de cursos, as oficinas assíncronas oferecidas pelas escolas on-line parceiras do programa.

Estes são os portais com novos conteúdos de qualificação: Colabcine, B_arco, Navega, PluralTec e ScreenWriter Online.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui. No momento da inscrição, será preciso escolher duas opções, entre as empresas, de maior interesse. Depois de submetida, a equipe do Qualifica fará uma triagem e a pessoa interessada receberá por e-mail qual dos cursos vai ganhar.

É importante destacar que cada inscrição vale para apenas um voucher e não é possível se inscrever mais de uma vez. Ao todo, 100 pessoas ganharão um curso em uma das cinco escolas parceiras do Qualifica.

O Qualifica SC Cine é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura e do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC.

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/12/07/parceiros-do-qualifica-sc-cine-oferecem-conteudos-para-mais-qualificacao/feed/ 0
Qualifica SC Cine reúne dados sobre o audiovisual em Santa Catarina http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/23/qualifica-sc-cine-abre-matriculas-para-oficinas-gratuitas/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/23/qualifica-sc-cine-abre-matriculas-para-oficinas-gratuitas/#respond Thu, 24 Nov 2022 01:24:21 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=1664 Dados coletados pelo maior programa de qualificação audiovisual que se tem registro no estado contribuíram para ofertar cursos gratuitos, de acordo com a área de interesse de quem quer aprender

A produção audiovisual em Santa Catarina é destaque no Brasil e, para fazer um levantamento com dados e informações sobre o setor, a Cinemateca Catarinense desenvolve, desde outubro, o programa Qualifica SC Cine. A primeira parte do projeto fez um diagnóstico de profissionais, estudantes e interessados em audiovisual no estado. Após o resultado desta pesquisa, o Qualifica está com matrículas abertas para mais de 20 oficinas gratuitas, destinadas aos catarinenses de forma online e híbrida. Os cursos presenciais serão ministrados em todas as mesorregiões do estado e todos os profissionais, super qualificados, responsáveis pelos cursos, serão remunerados. 

Ao todo, 426 pessoas responderam à pesquisa, em todo o estado de Santa Catarina. Entre os interessados em aprender, seja no módulo iniciante, intermediário ou de aperfeiçoamento, estão 370 pessoas. Já profissionais que têm interesse em passar seu conhecimento adiante, foram 56 respostas. Depois do levantamento, a equipe do programa Qualifica SC Cine fez uma curadoria para selecionar os professores e as linhas de oficinas, destinadas para todos os níveis de interesse. 

Atualmente, as matrículas para os cursos estão abertas. Serão ofertadas 513 vagas, sendo que para os cursos remotos serão 210 vagas para o nível iniciante, 70 para o nível intermediário, e 35 para o nível de aperfeiçoamento. Das mais de 500 vagas, 98 são para cursos híbridos (remoto e presencial) nos níveis iniciante e intermediário. Ainda do total de vagas, 100 serão para cursos assíncronos, ou seja, que poderão ser assistidos no momento em que o estudante quiser dentro do prazo de validade do voucher.  

De acordo com a presidente da Cinemateca Catarinense, Marilha Naccari, a maior virtude do diagnóstico foi poder identificar quais são os cursos de maior interesse das pessoas do setor e, assim, ofertar qualificações que as pessoas estão realmente procurando, em diferentes níveis de conhecimento na área. “Além dessa identificação, a pesquisa nos ajudou a entender quais as cidades com maior adesão. Foi a partir destes dados que conseguimos distribuir os cursos híbridos”, explica. 

A presidente observa, ainda, que para todas as escolhas de cursos e localidades foi feita uma análise bastante atenta aos dados apresentados pelo diagnóstico do Formulário do “Quero Aprender!”. Buscou-se de forma ativa uma diversidade de ministrantes que atendam a expectativa de troca e desenvolvimento da multiplicidade de perfis dos futuros alunos que compõem os profissionais de Santa Catarina.

Cursos híbridos (presenciais e online), por região:

Toda a grade de curso está disponível no site da Cinemateca Catarinense. Porém, os cursos híbridos, que serão presenciais e online, estão distribuídos entre as regiões Grande Florianópolis, Oeste, Serra, Sul, Norte e Alto Vale, conforme abaixo: 

O curso “Iluminação básica e intermediária” para o módulo iniciante vai acontecer o mesmo em três cidades:

Grande Florianópolis | São José 

Oeste | Joaçaba 

Serra | Bom Retiro 

“Fundamentos do áudio e captação de som”

Sul | Criciúma 

O curso “Montagem e edição” para o módulo intermediário vai acontecer ao mesmo tempo em três cidades: 

Oeste | Chapecó 

Norte | Joinville 

Vale do Itajaí | Blumenau   

As informações completas com dias, horários, biografia dos ministrantes e como fazer as matrículas estão no site http://www.cinematecacatarinense.org.br/.  

SERVIÇO

O que: Programa Qualifica SC Cine 

Quando: oficinas gratuitas desenvolvidas entre novembro e dezembro com profissionais renomados no audiovisual 

Onde: em Santa Catarina, nos formatos online e híbrido (presencial e remoto) 
Informações:http://www.cinematecacatarinense.org.br/ | Redes Sociais: @cinematecacatarinense.

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/23/qualifica-sc-cine-abre-matriculas-para-oficinas-gratuitas/feed/ 0
Homenagem ao cineasta Penna Filho http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/11/homenagem-ao-cineasta-penna-filho/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/11/homenagem-ao-cineasta-penna-filho/#respond Fri, 11 Nov 2022 22:40:56 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=1147 As imagens de fundo do nosso são cenas de filmes de um dos maiores cineastas brasileiros contemporâneos, o Adalberto Penna Filho. 

Ele começou a trabalhar em rádios, ainda no Espírito Santo, aos 16 anos. Em 1959, foi para São Paulo e, três anos depois, deu início à carreira como cineasta.  

Ao longo da vida profissional, passou por diversas experiências em programas de TV e no cinema. Viveu de perto o coletivo “Boca do Lixo”, trabalhou com Mazzaropi,  exerceu funções, como locutor, rádio-ator, redator, repórter, produtor e diretor artístico. 

Paralelamente, Penna Filho também atuou na imprensa escrita como repórter e redator. Ele se aposentou pela TV Cultura, onde foi chefe do departamento de documentários. 

Em 1990 ele chegou em Florianópolis e, cinco anos depois, fundou a Penna Filho Produções. 

Atualmente, sua produtora é administrada pela filha Fabi Penna e o sócio – neto de Penna Filho – José Penna. 

Algumas de suas obras cinematográficas serviram de inspiração para o site da Cinemateca Catarinense. Veja algumas obras utilizadas na primeira versão do site:

“Victor Meirelles – Quadros da História”, de 1996, que serviu como fundo da primeira parte do site
“Fendô – Tributo a Uma Guerreira”, de 2015, imagem que ilustrou a terceira parte do site
“Das Profundezas”, de 2015, cujo frame serviu de cenário para a quarta parte do site

O Qualifica SC Cine é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura e do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/11/homenagem-ao-cineasta-penna-filho/feed/ 0
Conheça alguns dos profissionais, que trabalham para construir e consolidar o Qualifica SC Cine http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/01/materia-equipe-contratada-qualifica/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/01/materia-equipe-contratada-qualifica/#respond Tue, 01 Nov 2022 16:49:12 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=692

Diretoria Cinemateca ABD/SC


Marilha Naccari: Direção Geral – Diretoria Cinemateca Catarinense ABD/SC
Viviane Fontoura: Tesoureira – Diretoria Cinemateca Catarinense ABD/SC
Daniel Leão: Coordenador Técnico do Projeto – Diretoria Cinemateca Catarinense ABD/SC
Tiago Santos: Consultor em Produção Executiva – Diretoria Cinemateca Catarinense ABD/SC

Equipe Qualifica


Marina Simioli: Gerenciamento de Projeto
Juliano Lueders: Produtor Executivo
Nanashara Piazentin: Assessoria Jurídica
Celiane Neitsch: Acompanhamento Pedagógico
Leticia Bombo: Assessoria de Comunicação
Pedro Franz: Designer gráfico
Walmer Bittencourt Junior: WebDesigner
Angie Oliveira: Assistente de Produção
Davi Tekle Scherer: Assistente de Produção
Catarina Kinas: Produtor(a) Local
Fahya Kury Cassins: Produtor(a) Local
Luciéle Pompeo / Camila Miotto: Produtor(a) Local
Rudolfo Auffinger: Produtor(a) Local
Ruth Rodrigues: Produtor(a) Local
Suzane Faita: Produtor(a) Local
Vinicius Figueiredo: Produtor(a) Local

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/11/01/materia-equipe-contratada-qualifica/feed/ 0
Maior programa de qualificação profissional de Santa Catarina é oferecido pela Cinemateca do estado http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/10/31/maior-programa-de-qualificacao-profissional-de-santa-catarina-e-oferecido-pela-cinemateca-do-estado/ http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/10/31/maior-programa-de-qualificacao-profissional-de-santa-catarina-e-oferecido-pela-cinemateca-do-estado/#respond Tue, 01 Nov 2022 01:04:01 +0000 http://www.cinematecacatarinense.org.br/?p=686 Complementar a educação do setor audiovisual já ofertada pelas instituições de ensino, de forma gratuita, e possibilitar que experts da área possam compartilhar seus conhecimentos, sendo remunerados por este trabalho. Este é o objetivo do Programa Qualifica SC Cine, uma iniciativa da Cinemateca Catarinense que irá movimentar o setor audiovisual em todas as regiões do estado nos próximos meses. 

A partir de pesquisas que estão sendo feitas com a população de Santa Catarina, o programa está realizando um levantamento de quem gostaria de participar como aluno e professor, e sobre quais assuntos gostaria de estudar. A partir deste diagnóstico será feita a oferta de cursos em diferentes níveis para a população, desde iniciante que não precisará ter um conhecimento prévio para assistir às aulas, até avançado com cursos de especialização para quem já trabalha na área. 

Este é o maior programa de qualificação profissional em audiovisual de que se tem registro em Santa Catarina. A iniciativa prevê a realização de mais de 20 oficinas remotas e híbridas (tanto presencial quanto remoto) com 20 horas cada, com uma oferta de 499 vagas gratuitas para participantes em todas as regiões do estado. De acordo com Marilha Naccari, presidente da Cinemateca Catarinense, o Qualifica SC Cine representa uma grande conquista para o audiovisual no estado. “Conseguimos viabilizar ações efetivas para cumprir os objetivos que sempre nortearam a Cinemateca”, observa.  

As mais diversas áreas do setor poderão ser abordadas nos cursos de curta duração, entre elas: fotografia, edição, captação e montagem. “Para oferecer os cursos, estamos convidando que os interessados  nos digam o que mais querem apreender para, assim, termos cursos que realmente interessem para a profissionalização do setor”, explica Marilha. 

As oficinas serão transmitidas ao vivo com interação entre quem está ensinando e quem está aprendendo. As aulas não ficarão gravadas para ver mais tarde, então será preciso seguir o cronograma dos encontros. 

Para participar, é necessário se cadastrar no formulário que está no site http://www.cinematecacatarinense.org.br/#inscricao. Quem tiver interesse em ensinar, precisa enviar o plano de ensino de sua oficina de 20 horas, e participar do processo de seleção para ser um dos contratados para ministrar os workshops desta ou de futuras edições do Qualifica SC Cine. 

Sobre o Qualifica SC Cine

O Qualifica SC Cine é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura e do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC. 

Sobre a Cinemateca Catarinense

Fundada em 1986, a Associação Cultural Cinemateca Catarinense – ABD/SC se dedica ao fortalecimento da produção, difusão e preservação do cinema e do audiovisual em Santa Catarina.

]]>
http://www.cinematecacatarinense.org.br/2022/10/31/maior-programa-de-qualificacao-profissional-de-santa-catarina-e-oferecido-pela-cinemateca-do-estado/feed/ 0