Skip to content

Homenagem ao cineasta Penna Filho

As imagens de fundo do nosso são cenas de filmes de um dos maiores cineastas brasileiros contemporâneos, o Adalberto Penna Filho. 

Ele começou a trabalhar em rádios, ainda no Espírito Santo, aos 16 anos. Em 1959, foi para São Paulo e, três anos depois, deu início à carreira como cineasta.  

Ao longo da vida profissional, passou por diversas experiências em programas de TV e no cinema. Viveu de perto o coletivo “Boca do Lixo”, trabalhou com Mazzaropi,  exerceu funções, como locutor, rádio-ator, redator, repórter, produtor e diretor artístico. 

Paralelamente, Penna Filho também atuou na imprensa escrita como repórter e redator. Ele se aposentou pela TV Cultura, onde foi chefe do departamento de documentários. 

Em 1990 ele chegou em Florianópolis e, cinco anos depois, fundou a Penna Filho Produções. 

Atualmente, sua produtora é administrada pela filha Fabi Penna e o sócio – neto de Penna Filho – José Penna. 

Algumas de suas obras cinematográficas serviram de inspiração para o site da Cinemateca Catarinense. Veja algumas obras utilizadas na primeira versão do site:

“Victor Meirelles – Quadros da História”, de 1996, que serviu como fundo da primeira parte do site
“Fendô – Tributo a Uma Guerreira”, de 2015, imagem que ilustrou a terceira parte do site
“Das Profundezas”, de 2015, cujo frame serviu de cenário para a quarta parte do site

O Qualifica SC Cine é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura e do Estado de Santa Catarina em colaboração com a Associação Cultural Cinemateca Catarinense/ABD-SC