Estamos em processo de recuperação e digitalização de nosso acervo. Tudo começou com a parceria com a Casa de Cultura Rogério Sganzerla – Fundação de Cultura do Município de Joaçaba, que irá recebeu o nosso acervo físico. Com isso, finalmente voltamos a ter uma sede física para o seu acondicionamento.
Nosso plano de acervo busca:
✱ Preservar e catalogar materiais audiovisuais históricos;
✱ Digitalizar e disponibilizar conteúdos para pesquisa;
✱ Criar oportunidades para exibição e estudo dessas obras;
✱ Conectar cineastas, pesquisadores e entusiastas do audiovisual.
Esse planejamento envolve várias etapas, começando pela higienização, catalogação e organização do material que hoje está sob nossa guarda, mas ainda sem armazenamento adequado. Depois, seguimos para a exposição desse acervo, sua digitalização, disponibilização online e, claro, a manutenção contínua para que ele permaneça vivo e acessível.
Informamos que o formulário para recebimento de obras ainda não está aberto.
Estamos finalizando os últimos ajustes para garantir que todo o processo ocorra da melhor forma possível. Em breve divulgaremos as informações completas e a data de abertura. Agradecemos pela compreensão e pelo interesse!
O acervo da Associação Cultural Cinemateca Catarinense foi composto formalmente em 2012 através da campanha de doação de filmes e materiais realizada no período de 2012 e 2013, com pessoas associadas e público em geral, após este período a instituição recebeu consultorias e apoios institucionais para realizar a presente política de acervo, sua organização e gestão.
A instituição tem o objetivo de salvaguardar a história do Cinema catarinense, sendo assim, fora instituído que seriam incluídos em seu acervo:
filmes/materiais de cineastas nascidos em Santa Catarina;
filmes/materiais produzidos em Santa Catarina; e
filmes/materiais que independente da produção e origem tivessem importância significativa para a cultura da produção audiovisual em Santa Catarina.
Atualmente a composição do acervo tem uma diversidade significativa de itens, possuindo as seguintes coleção:
Coleção de papel: composta por roteiros audiovisuais, os primeiros projetos de cinema, cartazes e documentos que testemunham a história do cinema catarinense desde a década de 1970 até os anos 2000.
Coleção VHS: composta por poucos magnéticos com filmes de coleção de curtas catarinenses.
Coleção dvds: com mais de 200 filmes em formato dvd possuem cópias A e B de todos os títulos, separados em coleção catarinense e coleção nacional.
Coleção livros: coleção de livros da instituição com assuntos de cinema, catálogos de festivais e livros técnicos.
Coleção fotografias um menor volume de fotografias e negativos dedicados ao cinema produzido em várias regiões do Estado no formato impresso.
Coleção objetos: uma coleção de objetos cinematográficos como moviolas, filtros de câmera, adaptadores de lentes e ferramentas.
VISITAÇÃO E ACESSO
O acervo está acondicionado na reserva técnica da Casa do Acervo em Joaçaba/SC.
No momento, estamos realizando visitas por agendamento, de segunda a sábado.
Para fazer uma visita, entre em contato: 48 991559985
Casa do Acervo Cinemateca Catarinense/ABD-SC
Endereço: R. Sete de Setembro, 244 - Centro, Joaçaba - SC, 89600-000
Localização : https://maps.app.goo.gl/nBKridyrT7Wpp3GL6
DOAÇÃO E DEPÓSITO DE FILMES
No momento, estamos em processo de tratamento e acondicionamento do acervo. Por isso, os depósitos de novos filmes e materiais ainda estão com algumas restrições e sendo analisados pelo Conselho Permanente de Acervo. Caso tenha interesse em doar algum item ou filme, pedimos que preencha o formulário a seguir:
https://forms.gle/r1ixv9KBeCn8XFjF6
POLÍTICA DE ACERVO DA CINEMATECA CATARINENSE
Acesse nossa política e conheça um pouco mais sobre o acervo e nossos objetivos.

